União Europeia vai propor criação de agência de resolução bancária em 2013

Banco Central Europeu está pronto para assumir a responsabilidade pela supervisão de mais de 6 mil bancos na zona do euro, embora os supervisores nacionais devam manter a maioria das tarefas de fiscalização rotineiras

Reuters |

Reuters

A Comissão Europeia vai apresentar uma proposta no próximo ano para a criação de uma agência conjunta para socorrer ou fechar bancos em dificuldades, disse o comissário encarregado da regulação financeira, Michel Barnier, nesta segunda-feira.

Barnier disse a repórteres que líderes da União Europeia fecharão uma proposta até o fim do ano, conforme acordado, para adotar a supervisão bancária comum na zona do euro, cuja implementação se seguiria em 2013 e 2014.

Após isso, a entidade seguirá com os planos para encarar os bancos em dificuldade, fazendo com que os bancos - e não os contribuintes - paguem pelos problemas que surgem no setor financeiro.

O Banco Central Europeu está pronto para assumir a responsabilidade pela supervisão de mais de 6 mil bancos na zona do euro, embora os supervisores nacionais devam manter a maioria das tarefas de fiscalização rotineiras.

Leia tudo sobre: NEGOCIOSBANCOSUEREGULACAO

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG