Confiança na zona do euro sobe pelo segundo mês seguido em outubro

O grupo de pesquisa Sentix informou que o índice do sentimento do investidor se fortaleceu para -22,2 ante -23,2 em setembro

Reuters |

Reuters

O sentimento da zona do euro melhorou pelo segundo mês seguido em outubro, com as expectativas dos investidores impulsionadas pelo afrouxamento monetário realizado por bancos centrais e pela aprovação por uma corte alemã de um novo fundo de resgate permanente para o bloco europeu.

O grupo de pesquisa Sentix disse nesta segunda-feira que seu índice do sentimento do investidor se fortaleceu para -22,2 ante -23,2 em setembro, embora tenha ficado aquém das expectativas em pesquisa da Reuters de aumento para -20,8.

Um sub-índice do sentimento atual na zona do euro subiu modestamente para -34,5 ante -34,8, enquanto o componente de expectativas se fortaleceu pelo terceiro mês seguido para -9,0 ante -10,8, "o que em geral sinaliza uma mudança na tendência", disse o Sentix em comunicado.

"Houve vários motivos para isso: a corte constitucional na Alemanha deu luz verde ao ESM (Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira), o Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) iniciou o terceiro programa de quantitative easing e o Banco do Japão também anunciou compras adicionais de títulos", disse o Sentix.

Um índice separado para a Alemanha mostrou que o sentimento subiu para 6,4 em outubro ante 4,4 no mês passado, sustentado pela melhora do otimismo do investidor privado em resposta ao plano de compra de títulos do Banco Central Europeu anunciado no mês passado.

Leia tudo sobre: NEGOCIOSMACROEUROSENTIMENTO

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG