Grécia receberá nova ajuda financeira, diz mídia alemã

Zona do euro não quer que país deixe o bloco, segundo publicações

Reuters |

Reuters

A Grécia receberá sua próxima porção de auxílio financeiro internacional apesar de problemas no orçamento e dos pequenos progressos nas reformas, pois a zona do euro não quer que o país deixe a moeda comum, disseram neste sábado duas revistas alemãs.

Atenas retomará as conversas com credores internacionais na próxima semana, para obter mais 31 bilhões de euros (39,88 bilhões de dólares) necessários para evitar a falência e uma eventual necessidade de deixar a zona do euro.

O governo grego precisa de um acordo para que possa aprovar um pacote de austeridade no Parlamento antes do próximo encontro com os ministros das Finanças do Eurogroup, em 8 de outubro.

"Os gregos receberão uma lista de reformas que devem ser aprovadas pelo Parlamento até uma data estabelecida. O dinheiro será disponibilizado assim que os legisladores aprovarem", afirmou uma fonte do Eurogroup à revista Wirtschaftswoche.

A publicação não disse quais reformas seriam propostas, mas afirmou que a zona do euro está juntando esforços para impedir a saída da Grécia.

"O medo de um efeito dominó na zona do euro é muito alto (para que não liberem o dinheiro)", afirmou uma autoridade da UE à revista, referindo-se ao possível contágio para outras nações com grandes dívidas, como a Espanha, se a Grécia ir à moratória.

Uma segunda reportagem, desta vez da revista Focus, citando fontes do Parlamento europeu, também afirmou que a Grécia receberá a nova porção de auxílio financeiro.

(Reportagem de Gareth Jones e Michael Nienaber)

Leia tudo sobre: gréciacrise

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG