Mercados estão preocupados com dívidas dos países da UE, diz Merkel

Para chanceler alemã, é necessário mais força para resolver a crise

Reuters |

Reuters

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta terça-feira que os mercados financeiros estão preocupados com a capacidade de alguns países da zona do euro de pagar sua dívida.

"Existe uma falta de confiança nos mercados financeiros de que alguns países da zona do euro podem pagar sua dívida no longo prazo. O mundo se pergunta agora o quão competitivos são os países da zona do euro", disse ela em reunião da Federação das Indústrias da Alemanha.

Merkel disse ser necessário mais força para resolver a crise, mas que o compacto fiscal para disciplina orçamentária é um sinal de avanço, assim como o progresso feito em supervisão bancária no bloco.

A líder alemã afirmou que é prematuro falar sobre qualquer recapitalização de bancos na zona do euro através de mecanismos europeus antes que um órgão de supervisão com direitos de intervenção esteja funcionando.

Ela acrescentou que o déficit orçamentário geral da Alemanha deve ficar em 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano e que o país precisa continuar a impulsionar a demanda doméstica.

Leia tudo sobre: MANCHETESMACROMERKELMERCADOS

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG