Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Crise reduz crescimento das vendas de comerciantes, diz IBGE

Rio de Janeiro, 15 out (EFE).- O volume de vendas dos comerciante cresceu em agosto 9,8% frente ao mesmo mês de 2007, abaixo da expansão de 11,3% de julho, e começou a refletir uma desaceleração como conseqüência da crise financeira internacional, informou hoje o Governo.

EFE |

Segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), as vendas dos comerciantes aumentaram 1,1% em agosto frente a julho em volume e 1,2% em valor na mesma comparação.

Nos primeiros oito meses do ano, as vendas do comércio acumulam um crescimento de 10,6% em volume e de 16,4% em valor.

Apesar da significativa expansão e ao fato da crise financeira internacional ter se agravado em setembro, o comércio brasileiro começou a sentir já desde agosto uma restrição ao crédito, segundo o IBGE.

Os dados do estudo contradizem o otimismo do Governo, que insiste que o Brasil está a salvo da crise financeira e que os problemas só afetam o crédito às exportações e as captações externas.

De acordo com o economista Nilo Lopes de Macedo, coordenador do estudo do IBGE, o sistema financeiro, perante o temor de um agravamento da crise, começou em agosto a ser mais rigoroso na concessão de créditos e a elevar suas taxas de juros.

O economista disse que a taxa média de juros cobrada pelos bancos sobre empréstimos pessoais aumentou de 53,59% ao ano em julho, para 54,49% em agosto.

O setor que mais impulsionou as vendas em agosto foi o de alimentos e supermercados, que é um dos que menos dependente do crédito e que responde por cerca de 45% das vendas.

Segundo ele, os setores mais dependentes do crédito, como automóveis, materiais de construção e eletrodomésticos, serão afetados pela crise.

As vendas de automóveis, após queda de 26% em julho em comparação com o mesmo mês do ano passado, aumentaram 3,7% em agosto. EFE cm/rr

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG