A principal montadora japonesa de automóveis, Toyota Motor, reduziu a previsão de lucro líquido para o exercício 2008-2009 em conseqüência do que considera a queda sem precedentes do mercado mundial, e anunciou uma importante queda dos lucros no primeiro semestre.

A previsão de lucro líquido caiu para 550 bilhões de ienes (5,6 bilhões de dólares), contra 1,25 trilhão de ienes na estimativa anterior.

O grupo também reduziu radicalmente os objetivos anuais de negócios (a 23 trilhões de ienes, contra 25). Será a primeira vez em oito anos que o lucro líquido de exploração da Toyota será inferior a um trilhão de ienes.

O lucro da empresa no primeiro semestre deabou 48%, a 493,47 bilhões de ienes, em conseqüência da valorização da moeda japonesa e da crise econômica global.

"Os mercados de automóveis, especialmente nos países desenvolvidos, se contraem rapidamente. É uma situação sem precedentes", afirma em um comunicado o vice-presidente executivo da Toyota, Mitsuo Kinoshita.

Segundo as novas previsões, o lucro líquido da Toyota deve cair 68% em relação ao recorde registrado em 2007-2008, o lucro de exploração 73,6% e o volume de negócios 12,5%.

kap-roc/fp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.