Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Crise global leva EPE a baixar previsão de consumo de energia em 2008

RIO - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) revelou que o consumo de energia elétrica em 2008 deverá ficar abaixo das previsões do início do ano. Segundo a EPE, já havia o consenso de que o consumo ficaria abaixo do esperado antes do agravamento da crise financeira mundial.

Valor Online |

" Concluído o terceiro trimestre e já com os primeiros sinais de arrefecimento da atividade econômica no horizonte de curto prazo, podem ser esperados efeitos adicionais sobre a demanda de energia " , diz a Resenha mensal do mercado de energia elétrica, divulgada pela EPE.

De acordo com os estudos da EPE publicados no início do ano, o consumo de energia elétrica no país acumularia 396,5 terawatts-hora (TWh) entre janeiro e dezembro de 2008, o que significaria um crescimento de 4,8% frente a 2007.

No mês passado, a EPE, com o apoio do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), concluiu a revisão das projeções do consumo e da carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN), a qual indicou que o consumo no SIN não ultrapassaria 385 TWh em 2008.

" Nessas condições, considerando os sistemas isolados, projeta-se o consumo total de eletricidade na rede do sistema elétrico brasileiro em 2008 em 392,9 TWh, valor 3,6 TWh abaixo das previsões anteriores, indicando um crescimento de 3,8% sobre 2007 " , diz a nota da EPE.

Segundo a resenha publicada hoje, do total da diferença entre as previsões, 2,2 TWh devem ser atribuídos a fatores conjunturais. Para a EPE, além desse fatores, efeitos da crise, como as restrições ao crédito, repercutirão na produção industrial e, conseqüentemente, no consumo de energia.

" Assim, estima-se, em adição, que o consumo anual do setor industrial fique inferior em 1 TWh, diferença concentrada basicamente no quarto trimestre do ano. Poderá haver ainda reflexos no consumo das demais classes, porém em escala menor " , destaca a EPE.

(Rafael Rosas | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG