Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Crise financeira já afeta transporte marítimo

Genebra, 4 nov (EFE).- O transporte marítimo já começou a diminuir em conseqüência da crise financeira global, que afeta as frotas mercantes, transportadoras de 80% do comércio de mercadorias.

EFE |

Estes são os dados divulgados hoje no estudo sobre Transporte Marítimo em 2008, como os que publica há 40 anos a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad).

O comércio marítimo internacional superou os 8 bilhões de toneladas em 2007, um número recorde, que significou aumento de 4,7% em um ano.

A forte demanda de transporte marítimo fez subir também os preços a níveis sem precedentes.

Mas desde o início deste ano, a tendência mudou e a demanda começou a diminuir, assim como o índice dos preços do transporte das matérias-primas por mar, que declinou até 11 vezes.

A cesta composta de preços para várias matérias-primas, como ferro, carvão e outros, o BDI (Baltic Dry Index), caiu de 11.793 pontos, em maio de 2008, para 891 no início de novembro.

As conseqüências mais negativas são para os países em desenvolvimento, especialmente os que dependem das matérias-primas, afirmou a Unctad. EFE vh/jp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG