multilateralismo , diz Brown - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Crise financeira abre via para um novo multilateralismo , diz Brown

A crise financeira mundial está gerando uma oportunidade de mudança ao abrir a via para um novo multilateralismo, opinou o primeiro-ministro Gordon Brown, em discurso nesta segunda-feira, a poucos dias da reunião de cúpula de presidentes e chefes de Estado do G-20 em Washington.

AFP |

A crise representa uma "oportunidade de fundar um novo multilateralismo, que seja tanto enérgico quanto progressista", declarou Brown, reiterando seu apelo a uma reforma do sistema financeiro mundial para enfrentar de forma mais eficaz problemas e desafios.

O chefe de Governo britânico destacou que as recentes ações coordenadas dos Estados para cortar as taxas de juros e para resgatar os bancos ameaçados pela crise demonstram as vantagens de um enfoque multilateralista para resolver os problemas.

Brown concluiu lançando um apelo aos líderes do mundo para que utilizem a oportunidade decorrente da crise econômica para fundar "uma nova sociedade verdadeiramente global e uma nova ordem internacional mais justa e forte".

"O G20 deve utilizar o poder do multilateralismo para obter um consenso mundial sobre um novo enfoque sistemático e determinante para fortalecer a economia mundial", declarou Brown, segundo trechos divulgados do discurso que deve pronunciar esta tarde.

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG