Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Crise atinge produtores de chips para TVs digitais de Taiwan

Taipé, 7 jan (EFE).- A crise econômica mundial ameaça a hegemonia de Taiwan na produção de chips para televisores de cristal líquido, afirmaram hoje fontes da indústria local.

EFE |

As informações da Mediatek Inc. e da Mstar mostram que sua participação mundial no mercado de chips para televisores digitais diminuiu 33,4% no segundo trimestre de 2008 para 32,4% no terceiro trimestre.

Especialistas na ilha prevêem maiores diminuições na participação de mercado da Mediatek, diante da previsível perda dos pedidos das coreanas Samsung e LG.

Os principais fabricantes mundiais de TVs digitais reagiram diante da crise econômica mundial suspendendo a compra de chips de tecnologia intermediária e os fabricando em suas próprias filiais.

Estas mudanças ajudaram à seção de desenho de circuitos integrados da Samsung a passar da nona para a terceira posição mundial na fabricação de chips para televisores de cristal líquido, com uma participação de mercado de 9,9%.

A DisplaySearch, empresa americana de análise de mercado, afirmou que os grandes produtores mundiais de TVs digitais consideram que reforçar a competitividade consiste no controle da cadeia vertical de produção, diminuindo as terceirizações.

No terceiro trimestre de 2008 foi vendido o total de 34,5 milhões de televisores de cristal líquido, o que representa um aumento de 14,8% com relação ao trimestre anterior e de 11,1% anualizado.

Especialistas taiuaneses no setor consideram que a diminuição na demanda das grandes empresas apenas diminuirá a participação mundial das empresas de Taiwan, mas não acabará com seu controle do mercado.

EFE flp/fal

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG