Nova York - A crise econômica atingiu em 2008 até as vendas da boneca Barbie, que -a um ano de completar meio século- vendeu 9% a menos, contribuindo para uma queda ainda maior de sua fabricante Mattel, que lucrou US$ 379,6 milhões (US$ 1,05 por ação) no ano passado, uma queda 36,7% em relação a 2007.

No conjunto do ano as vendas líquidas da Mattel foram de US$ 5,918 bilhões, 0,8% inferiores às de 2007, enquanto o lucro operacional foi de US$ 1,4234 bilhões, 25,7% a menos.

Além da Barbie, as vendas do Hot Wheels caíram 6%.

Já o Fisher-Price e as American Girls venderam, respectivamente, 1% e 7% mais do que em 2007.

A maior queda aconteceu no quarto trimestre do ano, quando o lucro líquido da firma caiu 46,3%, ficando em US$ 176,4 milhões (US$ 0,49 por ação), enquanto as vendas se reduziram 11%, para US$ 1,94 bilhões, e o resultado operacional perdeu 36%, baixando para US$ 232,4 milhões.

As vendas mundiais da Barbie também caíram mais na reta final do ano, em 21%, às vésperas de completar 50 anos.

Leia mais sobre lucros

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.