Tamanho do texto

Crie seu próprio mapa para marcar pontos e colocar fotos Por Filipe Serrano São Paulo, 28 (AE) - Imagine fazer uma viagem à Europa e publicar em um mapa todo o trajeto que você fez entre as cidades europeias. Cada ponto turístico visitado está marcado junto com vídeos e fotos que você tirou.

O restaurante inesquecível também está lá apontado no mapa, com a descrição do lugar e do prato. O mapa é compartilhado com seus companheiros de viagem, que também adicionam fotos e pontos marcantes para eles.

Com a ferramenta "meus mapas" do Google Maps é possível criar um mapa desse tipo. Você adiciona pontos, coloca fotos, vídeos ou mesmo pode criar trajetos e marcar uma área sobre o mapa do Google.

O serviço não é tão popular, mas é usado para criar mapas úteis, como o www.maparadar.com, até o curioso Where in the World is Loira do Banheiro (http://bogotissimo.com/mapas/loira.php), que é marcado com locais mal-assombrados.

Criado por José Carlos Silvestre, o site era um projeto do mestrado que ele cursa. "Queria mostrar que o Google Maps pode ser usado para fazer coisas criativas, para mapear coisas que não são usuais. Agora quero criar uma história narrativa que se passa em vários pontos da cidade", diz Silvestre.

Outra ideia interessante é do fotógrafo e programador Pedro Cury, dono do site de ciclismo www.pedal.com.br. Fã do Google Maps, ele criou um mapa para os usuários marcarem trilhas de bicicleta e outro com lojas de bicicleta pelo País. "É uma ferramenta muito boa, mas ainda é pouco explorada", diz.