BRASÍLIA - Dados preliminares apurados pelo Banco Central (BC) apontam um acréscimo de 0,7% nas operações de crédito bancário em dezembro, entre os dias 1º e 11. O escoamento é basicamente a pessoas jurídicas, sinalizando que a crise financeira global, que reduziu a liquidez a partir de setembro, ainda está afetando a demanda das famílias por empréstimos bancários.
Nos nove primeiros dias úteis de dezembro frente a igual intervalo de novembro, o BC apurou que o volume de empréstimos a empresas cresceu 2,5%. No caso das pessoas físicas, os empréstimos mostram retração de 1,1% no mesmo período de comparação.
A permanecer essa indicação, a concessão de crédito às famílias deve registrar uma piora sobre novembro, quando os dados do BC apontaram estabilidade em relação a outubro.
A amostra é relativa a uma parcela do crédito global, tomada pela autoridade monetária como referência para apuração do custo médio cobrado pelos bancos.
(Azelma Rodrigues | Valor Online)