Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Crédito bancário deve crescer 16% neste ano, diz executivo do Itaú

SÃO PAULO - O crédito bancário no Brasil deve crescer cerca de 16% neste ano em comparação a 2008. A estimativa é do vice -presidente do banco Itaú, Marcio Schettini, que vê nessa expansão algo muito significativo levando em conta previsões de baixa na oferta de crédito da ordem de 10% nos Estados Unidos e de 5% na Europa.

Valor Online |

Mais cedo, o presidente do banco Itaú, Roberto Setubal, afirmou que a carteira de crédito do banco gerido por ele deve crescer de 10% a 15% neste ano, com comportamento semelhante no nível de empréstimos para pessoas físicas e jurídicas.

Schettini, que participou hoje de seminário promovido pela Lide em São Paulo, disse que apesar de haver melhorado o ambiente de crédito no país, isso não resolve os problemas de capital internacional, já que o mercado externo continua fechado.

Na avaliação dele, a possibilidade de crescimento do crédito local mesmo com a crise se deve a condições favoráveis no Brasil. Além de estabilidade financeira e da estabilidade institucional, Schettini menciona que o marco regulatório e o aumento da transparência nos negócios colaboram para isso.

O executivo acredita ainda que a aprovação do cadastro positivo pelo Congresso deve colaborar para melhorar as condições de oferta de recursos, assim como a publicação de balanços por parte de empresas.

(Bianca Ribeiro | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG