Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Crédito à exportação caiu 20% na média, diz BNDES na OMC

GENEBRA - A falta de financiamento ao comércio exterior é severa, mas o Brasil está sofrendo menos que outros países, afirmou hoje o vice-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Armando Mariante. No caso do Brasil, no total, as linhas de financiamento exterior caíram 20% em outubro em relação à média do resto do ano. Como o crédito é de US$ 80 bilhões, a redução foi de US$ 16 bilhões, confirmou Mariante.

Valor Online |

Os Adiantamentos sobre Contrato de Câmbio (ACCs) recuam 10% e as linhas de pré-embarque, de maior prazo, declinaram 30%.

A situação não é pior porque o governo agiu rapidamente, disse Mariante em encontro na Organização Mundial do Comércio (OMC) com outros bancos privados e de desenvolvimento.

Uma das soluções discutidas no encontro foi de os bancos públicos aprofundarem operações de co-participação no risco de empréstimos com os bancos privados.

O diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, anunciará esta tarde as conclusões do encontro e as demandas que serão feitas ao G-20, reunindo chefes de Estado e de governo no sábado em Washington.

(Assis Moreira | Valor Econômico para Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG