Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Coutinho vê sinais de que processo inflacionário está perto do fim

RIO - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou nesta terça-feira que já há indicações de que o processo de alta da inflação pode estar perto do fim. Ele falou que a trajetória é observada não apenas por fatores intrínsecos da economia brasileira, mas também porque há sinais de queda nos preços das commodities e do petróleo.

Valor Online |

Para o dirigente do banco de fomento, o processo de desaceleração da economia americana trará efeitos sobre o sistema internacional, efeitos esses que começam a arrefecer as pressões inflacionárias globais.

Em termos de Brasil, Coutinho vê um período preliminar de inflexão da curva de inflação. Acho que a inflação já parou de subir e agora ela tende a infletir no sentido de redução. Há um período de digestão desse processo pela frente, notou.

Coutinho afirmou que fechar ou não 2008 com inflação dentro do teto da meta perseguida pelo governo (6,5%) não é o mais relevante. Segundo ele, o mais importante é deixar claro que há uma tendência de inflação sob controle.

"O importante é o fato de que, aparentemente, estamos ultrapassando o pico das pressões e vamos daqui para frente administrar um processo de redução da inflação", sustentou.

O presidente do BNDES acrescentou ainda que os números do banco de fomento não mostram até o momento desaceleração significativa da demanda por investimentos apesar das sucessivas altas de juros por parte do Banco Central (BC), que levaram a Selic de abril para agora para 13% ao ano.

Coutinho participou do seminário Grau de investimento, um novo ciclo para o Brasil, no Rio de Janeiro.

(Rafael Rosas | Valor Online)

Leia tudo sobre: inflação

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG