Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Coutinho diz que BNDES estuda refinanciamento de dívida agrícola

SÃO PAULO - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, revelou que a instituição examina a possibilidade de refinanciar alguns setores da agricultura brasileira, que utilizaram linhas de financiamento para a compra de máquinas e equipamentos. O nível de inadimplência do setor agrícola, especialmente nas áreas mais frágeis, de pequenos agricultores em geral, é relativamente alto. Atividade agrícola é muito ingrata, sujeita a acidentes climáticos e flutuações de preços.

Valor Online |

Então, os elos mais frágeis da cadeia de produtores estão naturalmente sujeitos a períodos de inadimplência. Mas não há nenhuma relação disso com a crise", frisou Coutinho.

O executivo, que participou de cerimônia de assinatura de contratos para liberação de R$ 31,5 milhões para a expansão da rede nacional de bancos públicos de sangue de cordão umbilical e placentário, fez questão de frisar que não houve alteração significativa na inadimplência de agricultores com o banco de fomento nos últimos meses.

Embora a maior parte das operações do banco para a agricultura seja indireta, através de agentes financeiros, integrantes do BNDES têm se reunido com outros bancos e com representantes dos ministérios da Fazenda e da Agricultura para reavaliar a dívida do setor agrícola. O objetivo é que os casos sejam estudados individualmente, com ajuda pontual aos casos mais graves, com juros semelhantes aos existentes atualmente no mercado.

(Rafael Rosas | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG