catástrofe humanitária - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Corte total de gás russo à Bósnia ameaça gerar catástrofe humanitária

Sarajevo, 6 jan (EFE).- A companhia de distribuição BH-Gas advertiu sobre o risco de uma catástrofe humanitária na Bósnia-Herzegovina se a situação do corte total de fornecimento do combustível proveniente da Rússia durar muito.

EFE |

Em reunião convocada de emergência, as autoridades de Sarajevo ordenaram o uso de todas as capacidades industriais de outros combustíveis.

O diretor da BH-Gas, Almir Becarevic, declarou que Sarajevo tem quantidades para um máximo de cinco dias e que, "se durar muito esta situação, poderia se transformar em catástrofe humanitária".

O corte total ocorre depois de que, durante várias horas, o fornecimento de gás à Bósnia fosse reduzido em 50%, por causa da disputa pelas tarifas do combustível entre Rússia e Ucrânia.

A BH-Gas pediu às unidades de calefação central que funcionam com gás que "se preparem com urgência" para o uso de outros combustíveis.

A companhia estatal assegurou, em comunicado, que, por enquanto, a calefação será mantida com outros combustíveis.

Devido às baixas temperaturas, que em algumas zonas do leste da Bósnia caíram até 29 graus abaixo de zero, nos últimos dias, o consumo de gás natural deste país balcânico tinha aumentado 20%. EFE Nh-Sn/an

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG