Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Copom projeta alta de 2,6% para gás de bujão em 2008

SÃO PAULO - O Comitê de Política Monetária (Copom) reforçou a previsão de aumento zero para a gasolina em 2008, mas alterou a estimativa para o reajuste do gás de bujão neste ano, de zero para um acréscimo de 2,6%. A informação consta da ata da reunião do comitê ocorrida nos dias 9 e 10 deste mês.

Valor Online |

No documento, o colegiado nota que os preços do petróleo seguem muito voláteis, mas verificaram queda de forma expressiva desde a última reunião deste comitê, em outubro.

" A despeito da considerável incerteza inerente às previsões sobre a trajetória dos preços do petróleo, o cenário central de trabalho adotado pelo Copom, que prevê preços domésticos da gasolina inalterados para o acumulado de 2008, permanece plausível, mas, a persistir o quadro atual do mercado de petróleo, não parece prudente descartar por completo a hipótese de que ocorram reduções de preços em 2009 " , destacou.

O comitê observa que, independentemente do comportamento dos preços domésticos da gasolina, o declínio das cotações do petróleo no mercado internacional pode eventualmente se transmitir à economia brasileira " tanto por meio de cadeias produtivas como a petroquímica, quanto pelo efeito potencial sobre as expectativas de inflação " .

Leia tudo sobre: copom

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG