Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Copom prevê reajuste zero para gasolina e gás de bujão em 2009

SÃO PAULO - O Comitê de Política Monetária (Copom) projeta aumento zero para a gasolina e gás de bujão em 2009, conforme a ata da reunião do comitê realizada nos dias 20 e 21 deste mês. Ressalta no documento, porém, a volatilidade nos preços do petróleo, a despeito de atualmente se encontrarem em patamares próximos àqueles observados por ocasião da última reunião , ocorrida em dezembro do ano passado.

Valor Online |

O colegiado atenta na ata que o cenário adotado pelo Copom para o acumulado de 2009 permanece plausível apesar das incertezas envolvendo a trajetória de preços do petróleo.

" Cabe assinalar, entretanto, que, independentemente do comportamento dos preços domésticos da gasolina, a redução dos preços internacionais do petróleo verificada no segundo semestre de 2008 pode eventualmente se transmitir à economia doméstica tanto por meio de cadeias produtivas, como a petroquímica, quanto pelo efeito potencial sobre as expectativas de inflação " , informa a ata.

O comitê chama a atenção para o comportamento dos preços de commodities agrícolas, com impacto " particularmente importante " na evolução dos custos alimentares, como trigo, soja e milho. Esses produtos, aponta, registraram elevação substancial desde a última reunião do Copom, devido a problemas climáticos em determinadas regiões produtoras, "bem como ao aparente esgotamento do processo de reposicionamento por parte de investidores não tradicionais nesses mercados".

No encontro realizado na semana passada, o Copom reduziu a taxa Selic em 1 ponto percentual, para 12,75% ao ano.

(Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG