BRASÍLIA - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu manter a taxa de juros básica Selic em 8,75% ao ano, sem viés. A decisão, porém, não foi unânime: três dos oito diretores votantes quiseram um aumento de meio ponto percentual na taxa.

A justificativa do comitê para a decisão anunciada hoje foi a seguinte:
"Avaliando a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu manter a taxa Selic em 8,75% ao ano, sem viés, por cinco votos a favor e três votos pela elevação da taxa Selic em 0,5 ponto percentual. O comitê irá monitorar atentamente a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária." A próxima reunião do Copom ocorre nos dias 27 e 28 de abril.

A última vez que o BC mexeu no juro básico foi em julho de 2009, quando o percentual foi cortado em 0,5 ponto, para 8,75%. Desde então, o Copom se reuniu mais cinco vezes (em setembro, outubro e dezembro de 2009, janeiro e agora março de 2010) e manteve a Selic nesse mesmo patamar. De janeiro a julho, a redução na taxa básica foi de 5 pontos percentuais.

(Azelma Rodrigues | Valor)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.