Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Cooperativas do Paraná se reúnem na quinta-feira para discutir crise

São Paulo, 07 - Cooperativas do Paraná, maior produtor de grãos do País, vão se reunir na quinta-feira para discutir a crise financeira internacional e os impactos na atividade agrícola no Brasil. Como as fontes de crédito secaram, vamos avaliar como ficam os atuais investimentos e quais são as perspectivas para os projetos novos, conta Robson Mafioletti, assessor técnico e econômico da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar).

Agência Estado |

Segundo ele, os insumos para a safra de verão, que está sendo plantada, já foram comprados e devem ser quitados com os recursos de pré-custeio liberados pelo governo, a taxas compatíveis. Mas o cenário de comercialização mudou, com preços em queda, por conta da debandada dos fundos de investimentos dos mercados de commodities agrícolas.

"O produtor não sabe como pagará a conta. Se o clima for favorável, menos mal. Mas se houver algum problema, as perdas serão inevitáveis", diz Mafioletti. Ele lembra que o produtor adquiriu os fertilizantes quando a soja era cotada a US$ 12/13 o bushel. "Agora está a US$ 9. É verdade que o dólar reagiu, mas a instabilidade é muito grande", diz ele. O encontro das cooperativas acontece na sede da Ocepar, em Curitiba, da 9 às 17 horas.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG