fator estabilizador , diz Meirelles - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Contas públicas brasileiras são fator estabilizador , diz Meirelles

SÃO PAULO - Ao contrário do que foi observado em outras crises internacionais, as contas públicas brasileiras são hoje um fator estabilizador em relação à recente turbulência, afirmou o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles. Ele ressaltou que o superávit primário praticado pelo governo tem garantido a queda da relação entre a dívida líquida do setor público e o Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos anos e destacou o impacto positivo da valorização do dólar sobre este indicador.

Valor Online |

"A cada 10% de depreciação do real, existe uma queda de 1,1 ponto percentual da dívida líquida em relação ao PIB", disse.

Meirelles lembrou que isso só ocorre porque hoje o Brasil é credor líquido em dólar, algo que foi possível, entre outros fatores, por conta do aumento das reservas. "Nossa tão criticada acumulação de reservas, sem prejuízo da necessária flexibilidade cambial, mostra-se hoje providencial", disse Meirelles lembrando que dispõe nesse momento de um vasto arsenal de recursos para prover a adequada liquidez do sistema.

O presidente do BC participou hoje do evento de posse da nova diretoria da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid).

(Fernando Torres | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG