Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Contaminação obriga Irlanda a recolher produtos suínos

Dublin, 8 - O governo da Irlanda ordenou, durante o fim de semana, o recolhimento de todos os produtos suínos de lojas, restaurantes e fábricas de processamento de alimentos no país após a confirmação da contaminação de ração por dioxina, produto químico que pode causar câncer e outros males. Países como Alemanha, Japão e Cingapura já ordenaram o recolhimento de produtos suínos irlandeses de seus respectivos mercados.

Agência Estado |

Uma investigação sobre as causas da contaminação foi aberta ontem, de acordo com a Autoridade para Segurança Alimentar da Irlanda (FSAI, na sigla em inglês). A Comissão Européia disse que irá monitorar o caso de perto.

A FSAI disse estar quase certa de que a contaminação foi provocada por óleo diesel, que por alguma razão foi misturado à ração ainda na fase de fabricação do produto. De acordo com o executivo-chefe adjunto do órgão, os níveis de dioxina encontrados em amostras de carne suína estavam entre 80 e 200 vezes acima do limite legal. Ele disse, contudo, que "o risco para a saúde pública é muito, muito baixo". "Você teria que consumir produtos com essa substância por 40 anos antes de apresentar qualquer sinal de doença", disse.

O governo afirmou que o recolhimento de produtos do mercado foi uma medida de precaução. O recall envolve carne suína, bacon, molhos, salame, presunto, entre outros itens produzidos a partir de setembro. As primeiras evidências sugerem que a contaminação é recente.

De acordo com o chefe do Serviço Veterinário da Irlanda, Paddy Rogan, a carne suína contaminada pode ter sido exportada para cerca de 25 países. "Acreditamos que esteja na ordem de 20 a 25 países. Certamente menos de 30", afirmou.

A Irlanda é um exportador importante de carne suína, com vendas para a Grã-Bretanha, seu principal mercado, e pelo menos mais duas dezenas de países. De acordo com dados oficiais, a Irlanda exportou 129 mil toneladas de carne suína em 2007 com receita de US$ 468 milhões. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG