Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Conta de luz sobe 8,63% na sexta

As contas de energia elétrica dos consumidores residenciais atendidos pela Eletropaulo vão ficar 8,63% mais caras a partir de sexta-feira. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou ontem o reajuste do serviço.

Agência Estado |

Segundo Ricardo Mourão, diretor da Eletropaulo, os consumidores sentirão o impacto do aumento apenas a partir de 14 de julho, quando começarem a chegar as contas medidas após o início da vigência do reajuste. De acordo com ele, os novos valores só serão percebidos integralmente após 4 de agosto, quando as novas tarifas completarem um mês.

O reajuste concedido à Eletropaulo é inferior ao Índice Geral de Preços ao Consumidor Médio (IGP-M) nos 12 meses anteriores à solicitação do reajuste, que ficou em 13,44% . Para Sheilli Contente, vice-presidente de produtos da empresa, o índice liberado pela agência é adequado, embora tenha ficado abaixo do porcentual médio pedido, de 11,10%.

A tarifa de energia elétrica das indústrias atendidas pela Eletropaulo também sofrerá elevação: para esses consumidores o aumento será de 7,12% e também entra em vigor na sexta-feira.

Ricardo Lima, gerente executivo da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e dos Consumidores Livres, afirma que ainda não é possível medir o impacto que o reajuste terá sobre a produção industrial - e, por conseqüência, sobre o aumento dos preços ao consumidor final. Lima considera positivo o fato de o reajuste ter sido inferior à inflação registrada nos últimos 12 meses.

Lima critica apenas o fato de 1,24% do reajuste total aplicado pela Eletropaulo corresponder ao acionamento das usinas térmicas no começo do ano, medida que custou R$ 1 bilhão. As termoelétricas a óleo e gás foram acionadas no final de 2007 e início de 2008 ano para suprir a escassez de energia proveniente das hidrelétricas devido ao baixo regime de chuvas.

Ao todo, a Eletropaulo fornece energia para 16,5 milhões de clientes no estado de São Paulo.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG