Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Consumo energético na indústria brasileira cai 8,8% em dezembro

Rio de Janeiro, 23 jan (EFE).- O consumo de eletricidade na indústria brasileira caiu 8,8% em dezembro em comparação com o mesmo mês de 2007, devido à crise financeira internacional, informou hoje a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Ministério de Minas e Energia.

EFE |

Em seu relatório mensal, a estatal afirma que a queda na demanda do setor industrial foi responsável por uma retração de 1,8% nos sistemas elétricos brasileiros no último mês do ano.

Esta foi a primeira vez em sete anos que "se observa uma taxa negativa na evolução do consumo mensal de energia", explicou a EPE.

Entre 2001 e meados de 2002, uma intensa seca reduziu o nível dos reservatórios de água das hidroelétricas do Brasil e obrigou o Governo a racionar o consumo de eletricidade, o que terminou afetando o crescimento da economia.

Em dezembro, a demanda global do Brasil foi de 31.831 gigawatts por hora (GWh), o menor nível em todo o ano.

Apesar da diminuição na média de 2008, o consumo acumulado cresceu 3,8% comparado com 2007, com 392,8 terawatts por hora (TWh), segundo o relatório.

A demanda global do ano foi impulsionada pelos setores de serviços e residencial, com alta de 6,0% e 5,3%, respectivamente, em relação a 2007.

Na média do ano, o segmento industrial cresceu 2,4% em 2008, apesar da drástica queda em dezembro, explicou a EPE. EFE ol/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG