Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Consumo de gás natural cresce com recuperação da indústria

São Paulo, 15 mar (EFE).- A recuperação da atividade industrial depois da crise econômica levou o consumo de gás natural a crescer no Brasil ao longo do mês de janeiro pela primeira vez em mais de um ano.

EFE |

Segundo um comunicado emitido hoje pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), o consumo médio diário registrado em janeiro foi de 36,7 milhões de metros cúbicos, 7,80% a mais do que no mesmo mês de 2009.

A Abegás atribuiu o aumento "à reação do setor industrial, que saltou de uma média de 18,7 milhões de metros cúbicos diários em janeiro de 2009 para uma média de 24 milhões de metros cúbicos diários no primeiro mês deste ano".

"Também foram significativos os saltos de 2009 a 2010 de 69,74% no consumo de gás natural no setor de cogeração e de 9,65% no setor comercial", diz a nota.

O consumo de gás natural no Brasil vinha caindo desde o início da crise, em 2008, por causa da diminuição da atividade industrial e porque a quantidade de chuvas tinha permitido satisfazer a demanda energética interna com a energia gerada pelas usinas hidrelétricas.

No entanto, caiu em janeiro a demanda por gás natural veicular (5,60%), em residências (10,61%), e principalmente em usina termoelétricas (61,39%).

Na comparação entre janeiro de 2010 e dezembro de 2009, o consumo se manteve estável acima dos 36 milhões de metros cúbicos diários, o que a Abegás considerou "animador", já que o mês de janeiro vem, em geral, marcado por uma menor atividade das usinas termoelétricas.

A região Sudeste continua sendo a maior consumidora de gás natural, com 25,8 milhões de metros cúbicos diários. EFE az/bba

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG