Cingapura, 21 - O consumo de café na Índia cresceu 10% no primeiro semestre de 2008 em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo Ramesh Rajah, presidente da Associação dos Exportadores de Café da Índia. O aumento deve-se principalmente à abertura de novas lojas de café e, conseqüentemente, ao fato de o café estar se tornando uma bebida de consumo social, explicou ele.

"A taxa de crescimento geralmente é de 1,5% a 2%. O aumento deste ano atingiu uma nova máxima", acrescentou.

Rajah estima que o consumo de café na Índia, país que é um consumidor tradicional de chá, irá alcançar 90 mil toneladas este ano, em comparação a 80 mil toneladas em 2007.

Segundo o analista da indústria Harish Bijoor, o país tem potencial para elevar o número de lojas de café para cerca de 4,5 mil, em comparação às atuais 880. Atualmente a Índia exporta 80% de sua produção de café, que este ano deve atingir 293 mil toneladas. As informações são da Dow Jones.

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