Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Consumidor não conhece taxa de juros de financiamento, diz ACSP

Uma pesquisa feita por encomenda da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostrou que 70% dos consumidores que tomaram empréstimos recentemente não sabem que taxa de juros estão pagando pelo financiamento.

Redação |

A pesquisa, feita na capital paulista durante o mês de agosto, mostrou ainda que, entre os consumidores que conhecem as taxas de juros de seus financiamentos, apenas 35% foram bem orientados e leram detalhadamente os contratos de financiamento; 59% não o fizeram e 6% disseram que foram orientados, mas não assinaram nenhum contrato.

O levantamento mostrou que os consumidores se percebem como econômicos e pouco endividados: apenas 17% dos pesquisados tomaram algum empréstimo recentemente. A maioria deles (49%) recorreu a empréstimos bancários consignados (15%); financiamentos de carro e moto (13%); crédito pessoal bancário (13%); empréstimo em financeiras (8%); financiamentos imobiliários (4%), entre outros com menores percentuais.

Ainda de acordo com a pesquisa, 31% dos entrevistados priorizam o pagamento de contas básicas como água (31%), alimentação (17%), aluguel (13%) e energia elétrica (11%).

Na opinião do economista da ACSP, Marcel Solimeo, esses dados traçam o comportamento sócio-familiar dos consumidores: Notamos que são privilegiados os pagamentos de produtos e serviços vitais para a família, como água, luz, alimentos e aluguel, afirmou.

A pesquisa, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) à Toledo & Associados em agosto de 2008, mapeou o consumo de produtos financeiros e de crédito dos paulistanos, bem como sua auto-percepção a respeito da inadimplência. A amostra inclui 1.007 entrevistas, sendo 49% de homens e 51% de mulheres ¿ 40% dos entrevistados tinham entre 30 e 49 anos. As entrevistas foram realizadas em cinco regiões da capital.

Leia mais sobre crédito

Leia tudo sobre: crédito

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG