Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Consumidor de baixa renda sustenta bons resultados

O comércio aposta na força de consumo das classes C e D para garantir as vendas deste fim de ano.Uma pesquisa feita pelo instituto Data Popular a pedido da agência de publicidade McCann Erickson revela que a população de baixa renda está preocupada com a crise, mas ainda não sentiu os seus efeitos no dia-a-dia.

Agência Estado |

De acordo com a enquete, que ouviu 618 pessoas com renda média familiar entre R$ 607 e R$ 3.033, o piso e o topo das faixas de renda das classes D e C, respectivamente, 58% dos entrevistados disseram que a situação econômica continuava estável em relação a três meses anteriores. A pesquisa foi feita na última semana de outubro.

A mesma enquete mostrou que 66,2% dos entrevistados estão preocupados ou muito preocupados com a crise e mais da metade( 55,5%) acredita que a sua família será afetada. "Todo mundo está em estado de alerta, mas ainda não sentiu os impactos no dia-a-dia", afirma o vice-presidente de Planejamento da McCann Erickson, Aloísio Pinto. Para 46%, a crise virá "quando o desemprego chegar perto".

O medo do endividamento, especialmente na compra de itens de maior valor, já aparece nas pesquisas. Em outubro, 62% dos brasileiros pretendiam pagar à vista, ante 26% a prazo, segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) realizada pelo instituto Ipsos para medir a confiança do consumidor. Com base nesses resultados, grandes redes de supermercados estão otimistas com o Natal.

O Wal-Mart, por exemplo, espera ampliar, em média, entre 15% e 20% o faturamento em dezembro, na comparação com 2007, diz o vice-presidente para a área de varejo, José Eduardo Cabral. "A massa de renda é mais importante para nós do que o crédito", diz.

O Grupo Pão de Açúcar é outro que manteve as projeções na casa de dois dígitos. Segundo o diretor-comercial, Ramatis Rodrigues, a resistência à crise se deve à reestruturação pelo qual a companhia passou.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG