Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Consultas ao SCPC crescem 4,5% em outubro, diz ACSP

As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que refletem o comportamento das vendas no crediário, apresentaram aumento de 4,5% em outubro em relação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na comparação com setembro, foi registrada uma queda de 3,4%.

Agência Estado |

Segundo o presidente da entidade, Alencar Burti, ainda é cedo para avaliar até que ponto a retração reflete uma resposta do consumidor à crise internacional e seu impacto sobre o consumo interno.

O desempenho das vendas à vista, representado pelas consultas ao SCPC Cheque, registrou redução de 1,5% sobre outubro de 2007 e aumento de 11,3% sobre setembro deste ano.

Burti afirmou que espera "que as medidas que vêm sendo adotadas pelo Banco Central possam fazer com que se restabeleça o crédito para as empresas e os consumidores, para que as vendas de fim de ano não sejam prejudicadas".

Inadimplência

O número de inclusões no cadastro do SCPC teve crescimento de 12,7% em outubro ante o mesmo mês de 2007, enquanto os registros cancelados apresentaram alta de 11,6% na mesma base de comparação. Isso mostra, segundo Burti, que a inadimplência do consumidor se manteve relativamente estável.

Os títulos protestados na capital paulista tiveram queda de 33,8% em outubro, ante o mesmo período do ano passado, e de 14,1% em relação a setembro, enquanto as falências apresentaram redução de 2,6% e 25,5%, respectivamente, sobre outubro de 2007 e setembro último.

Leia mais sobre consumo

Leia tudo sobre: consumocrediário

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG