Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Consórcio japonês-sul-coreano comprará 40% da brasileira Namisa

Um consórcio de produtores de aço japoneses e sul-coreanos vai comprar por 3,1 bilhões de dólares 40% da empresa brasileira Nacional Minérios S.A. (Namisa) para garantiar o fornecimento de minério de ferro, anunciou um dos investidores.

AFP |

A gigante sul-coreana Itochu, que lidera o consórcio, informou que o grupo comprará conjuntamente 40% da companhia brasileira, cujas vendas de minério de ferro están em plena expansão.

Os produtores de aço japoneses Nippon Steel, JFE Steel, Metal Industries, Kobe Steel e Nisshin Steel se uniram à Itochu e à também sul-coreana Posco para a operação.

O acordo, que ainda precisa ser concluído, é considerado um dos maiores investimentos em recursos naturais da história por parte de produtores de aço.

"É uma operação capital e o primeiro exemplo de investimento no setor de minério de ferro por parte de um consórcio integrado por companhias japonesas e sul-coreanas", afirma um comunicado da Itochu.

A Namisa, uma unidade da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), prevê a produção de quase 18 milhões de toneladas de minério de ferro em 2009 e ambiciona elevar a cota anual a 38 milhões de toneladas em 2013.

As empresas do consórcio também preparam, de modo separado, acordos a longo prazo com a Namisa para a compra de minério.

Elas prevêem iniciar as operações em 2009 e comprar até 13,7 toneladas por ano quando a Namisa tiver complatado sua expansão em 2013, segundo a empresa sul-coreana.

Os preços do minério de ferro e de outras matérias-primas registraram fortes altas nos últimos anos graças à demanda crescente das economias emergentes.

hih-oh/fp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG