O consórcio Norte Energia, responsável pelo projeto da usina, acredita que conseguirá iniciar as obras já em setembro

O consórcio Norte Energia, responsável pelo projeto da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), acredita que conseguirá iniciar já em setembro a instalação do canteiro de obras do empreendimento. Em entrevista por teleconferência realizada no início da noite, o presidente do consórcio, José Ailton, que é diretor da Chesf, afirmou que o grupo entregou hoje à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o cronograma das obras.

"Mantivemos o calendário do edital. A primeira máquina começará a gerar energia em outubro de 2015", disse. Segundo ele, no início de agosto, o consórcio encaminhará ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) o pedido da licença ambiental provisória para o canteiro de obras. "Já estamos negociando com o Ibama, fazendo reuniões semanais. Mas só podemos pedir a licença depois que o Projeto Básico Ambiental estiver pronto. Devemos conclui-lo no início de agosto", afirmou.

A partir daí, a expectativa do executivo é que o Ibama libere até o fim de agosto a licença do canteiro para que as primeiras instalações comecem a ser feitas em setembro. O diretor da Chesf acredita que a licença de instalação definitiva, que autoriza o restante do projeto, deverá sair em novembro, mas como a região do Xingu estará em período chuvoso, o início das obras civis mais pesadas deverá ficar para abril ou maio do ano que vem.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.