Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Consórcio austríaco anuncia acordo com Gazprom e Bolsa de Viena

Viena, 5 nov (EFE) - O consórcio de gás e petróleo austríaco OMV anunciou hoje um acordo com o russo Gazprom e a Bolsa de Viena para criar uma bolsa centro-européia do gás, como mercado de futuros e à vista para o comércio de produtos derivados do hidrocarboneto.

EFE |

Além disso, as partes concordaram em cooperar para transformar a operadora austríaca CEGH (Central European Gas Hub, em inglês), em uma plataforma líder do setor na Europa continental.

A transação do acordo deve ser efetivada em 2009, mas ainda precisa obter a aprovação das autoridades reguladoras competentes na Áustria e na União Européia (UE), segundo comunicou a OMV, a maior distribuidora de gás e petróleo na Europa Central e no Leste Europeu.

O acordo básico prevê mudar a estrutura proprietária do CEGH, atualmente uma subsidiária 100% da OMV que recentemente se tornou uma sociedade anônima.

Os títulos da CEGH deverão ser distribuídos entre OMV Gas & Power e Gazprom Germania, com 30% cada, enquanto a Bolsa de Viena e o Centrex Europe Energy & Gas (pertencente à Gazprom) deverão adquirir por partes iguais as ações restantes (20% cada).

Atualmente, a CEGH, situada em Baumgarten, na fronteira com a Eslováquia, oferece uma plataforma às empresas internacionais de gás e, por ela, passa cerca de um terço do gás natural que a Rússia exporta à Europa ocidental.

Em 2007, registrou um volume de comércio de 17,7 bilhões de metros cúbicos.

A Gazprom é o maior consórcio de gás do mundo, com o qual a OMV coopera há 40 anos. EFE wr/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG