Tamanho do texto

Os países da Ásia e do Pacífico têm um importante risco de conflitos sociais em consequência da crise financeira, mas esta região pode ser a responsável pela recuperação mundial, revela um estudo da ONU.

"Existe um importante risco de que a crise financeira possa tornar-se incontrolável e provoque uma profunda recessão, distúrbios sociais e instabilidade política", afirma a ONU.

Segundo o estudo anual, a região enfrenta diferentes níveis de conflito, provocados pela crise financeira, os preços dos alimentos e dos combustíveis e pela mudança climática, que podem ter importantes consequências em 2009.

"Elementos recentes demonstram que o pior ainda não chegou, com uma forte queda do comércio externo, motor econômico da região", destaca o estudo econômico e social sobre a região Ásia-Pacífico.

Um dos elementos que pode provocar conflitos sociais é o retorno às zonas rurais dos imigrantes que perderam os empregos nas grandes cidades, explica Noeleen Heyzer, subsecretário-geral da ONU.

O estudo da ONU destaca, no entanto, que as reformas aplicadas recentemente na região, depois da crise financeira de 1997, podem permitir o reaquecimento da economia mundial.

ct/fp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.