Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Confirmada queda na inflação da zona do euro; BCE deve corta juro

Por Jan Strupczewski BRUXELAS (Reuters) - Uma queda nos preços de alimentos e de energia desacelerou a inflação na zona do euro em novembro para pouco acima da meta do Banco Central Europeu (BCE), mostraram dados oficiais, se somando a expectativas de que o BCE continuará a cortar a taxa de juro.

Reuters |

Os preços ao consumidor na região dos 15 países que adotam o euro caiu 0,5 por cento na comparação com o mês anterior, levando a inflação sobre o mesmo período do ano passado a 2,1 por cento, informou nesta quarta-feira a agência de estatísticas da União Européia, a Eurostat, confirmando a estimativa da taxa anual.

"Parece que a inflação ao consumidor na zona do euro cairá bem abaixo 1,0 por cento durante 2009, e um breve período de deflação certamente não pode ser desconsiderado", disse Howard Archer, economista do IHS Global Insight.

"Embora o BCE esteja... indicando certa relutância ao cortar mais a taxa de juro, nós ainda acreditamos que uma outra redução tem mais chances de acontecer que de não acontecer", disse ele.

Desde outubro, o banco cortou a taxa de juro em um total de 1,75 ponto percentual, para 2,5 por cento, e os mercados estão prevendo uma redução para 1,5 por cento até meados de 2009.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG