Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Confiança empresarial na Alemanha cai muito em novembro

Frankfurt (Alemanha), 24 nov (EFE).- A confiança empresarial caiu muito em novembro na Alemanha pelo sexto mês consecutivo, alcançando o nível mais baixo desde fevereiro de 1993, o que fez com que o enfraquecimento econômico alcance o mercado de trabalho.

EFE |

O Instituto de Pesquisa Econômica da Alemanha (Ifo) afirmou hoje que o índice de confiança empresarial no conjunto da Alemanha caiu em novembro para 85,8 pontos, em comparação aos 90,2 pontos de outubro.

O presidente do instituto de pesquisa econômica de Munique, Hans-Werner Sinn, disse que "o arrefecimento econômico se intensificou no último mês e agora terá um impacto no mercado de trabalho".

No entanto, o presidente da Agência Federal de Emprego da Alemanha, Frank-Jürgen Weise, disse hoje que a crise econômica mundial não terá um impacto muito negativo no próximo ano sobre o mercado de trabalho na Alemanha.

"As empresas estão menos satisfeitas com sua situação atual e anteciparam, novamente, um desenvolvimento empresarial mais desfavorável nos próximos seis meses", declarou o Ifo.

No setor manufatureiro o clima empresarial esfriou consideravelmente e as empresas consultadas divulgaram em novembro uma situação claramente mais desfavorável e estão mais céticas com relação às perspectivas para os próximos seis meses.

O setor exportador vai se enfraquecer a um ritmo acelerado e prevê cortes de funcionários, segundo a pesquisa realizada pelo Ifo.

Ao mesmo tempo, o clima empresarial também piorou este mês nos setores de vendas atacadistas e no varejo. EFE aia/fal

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG