SÃO PAULO - O clima dos negócios para a indústria e o comércio na Alemanha melhorou de forma significativa em março, observou o instituto Ifo em pesquisa divulgada nesta quarta-feira. O indicador sobre o clima de negócios ficou em 98,1 agora, em comparação com os 95,2 registrados no mês anterior.

Os dados contam com ajuste sazonal. O resultado ficou acima da previsão de alguns economistas, que esperavam uma leitura de 95,9.

O indicador referente à situação atual dos negócios ficou em 94,4 este mês ante o 89,8 obtidos em fevereiro. Já o índice de expectativas registrou 101,9 em março contra 100,9 do mês anterior.

" As empresas avaliaram a situação atual dos negócios como significativamente mais favorável. As expectativas para os próximos seis meses ficaram de alguma forma melhores ante aquelas apresentadas em fevereiro " , disse o presidente do instituto Ifo, Hans-Werner Sinn, em nota.

No setor manufatureiro, o clima de negócios foi "claramente mais amigável" do que no mês passado.

Em construção e no atacado, o índice de clima de negócios subiu. No varejo, a situação de negócios melhorou consideravelmente, destacou o Ifo.

A pesquisa do Ifo tem por base 7 mil respostas de empresas do setor manufatureiro, de construção, do atacado e do varejo.

(Karin Sato | Valor)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.