Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Confiança dos consumidores paulistanos cai 4,5% neste mês

SÃO PAULO - O pessimismo desencadeado pela crise financeira global já mostra reflexos na intenção de consumo dos paulistanos, com uma queda de 4,5% no Índice de Confiança dos Consumidores (ICC) de outubro para novembro. O dado, colhido pela Federação do Comércio do Estados de São Paulo (Fecomercio-SP), fechou este mês em 132,6 pontos.

Valor Online |

Na comparação com novembro de 2007 a baixa foi de 3%.

Apesar da diminuição, a Fecomercio lembra que pontuações superiores a 100 ainda denotam otimismo. Ainda assim, é possível que a pesquisa deste mês já indique uma tendência negativa para os próximos meses. O comportamento do índice vai depender dos reflexos da crise internacional na vida dos consumidores e da real dimensão da turbulência nos mercados.

O ICC, formado por indicadores de confiança presente e futura, mostrou que o nível de otimismo diminuiu nos dois quesitos e para todas as faixas de renda analisadas. O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) caiu 5,3% em relação a outubro (130,2 pontos) e o Índice das Expectativas do Consumidor (IEC) teve baixa de 4% (134,2 pontos).

Considerando classes de consumidores por faixas de renda, o índice caiu 4,2% (139,8 pontos) entre os consumidores com renda de mais de 10 salários mínimos. A avaliação sobre o futuro, o IEC, mostrou redução de 3,4% (140,4 pontos) e o indicador de confiança no momento presente declinou 5,4% (139 pontos).

Para os paulistanos com renda abaixo de 10 salários mínimos , a queda foi de 5% no ICC (131 pontos), com recuo de 4,5% no IEC e de 5,8% no ICEA, sempre na comparação com o mês de outubro. Considerando a faixa etária, entre os consumidores com mais de 35 anos o ICC caiu 6,4% , para 128,8 pontos. Entre aqueles com idade abaixo de 35 anos, o ICC ficou em 136,9 pontos, com recuo de 2,6%. Neste mês, as mulheres (128,9 pontos ficaram menos otimista dos que os homens (136,7 pontos).

(Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG