Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Confiança dos americanos na economia cai em dezembro

Nova York, 30 dez (EFE).- A confiança dos consumidores americanos na economia atingiu em dezembro seu nível mais baixo já registrado até agora, após a moderada melhoria observada em novembro, informou hoje o The Conference Board.

EFE |

O índice de confiança, elaborado desde 1967, ficou em 38 pontos em dezembro, em contraste com os 44,7 pontos no mês passado e com os 45,5 pontos que previam os economistas.

O subíndice que mede a percepção que os consumidores têm da situação atual da economia caiu para 29,4 pontos, dos 42,3 pontos de novembro, e se situa em níveis próximos aos registrados nos meses posteriores à recessão de 1990-91.

Lynn Franco, diretora do Centro de Pesquisa do Consumidor dessa entidade, afirmou em comunicado que a forte queda no índice de confiança "reflete a rápida e aguda deterioração das condições econômicas durante o quarto trimestre de 2008".

Dos entrevistados, 46% manifestaram que as condições de negócio são ruins, contra 40,6% que tinham a mesma opinião no mês passado.

Também aumentou a percentagem dos que consideram que o mercado de trabalho se deteriorou, já que 42% disseram que "é difícil" conseguir trabalho, enquanto em novembro 37,1% pensavam assim.

Quanto às expectativas dos consumidores sobre o desempenho da economia no próximo semestre, o estudo adverte para um aumento do pessimismo em comparação aos meses anteriores.

Segundo o The Conference Board, o subíndice que mede a confiança futura na economia caiu de 46,2 pontos em novembro para 43,8 pontos em dezembro, e a percentagem de pessoas que acreditam que a situação piorará nos próximos seis meses subiu de 28,3% para 32,8%.

"A perspectiva geral da economia continua sendo deprimente quanto à primeira metade de 2009 e só se prevê uma modesta recuperação na segunda metade" do ano, disse Franco.

A pesquisa mensal baseia-se nas respostas obtidas em 5 mil residências dos EUA efetuada em 22 de dezembro. EFE vm/ab/jp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG