Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Confiança do setor de negócios da Alemanha cai mais em novembro

SÃO PAULO - A confiança do setor de negócios na Alemanha declinou forte este mês, revelou o instituto Ifo em nota divulgada nesta segunda-feira. O indicador que mede esse sentimento ficou em 85,8 agora, o menor nível desde fevereiro de 1993, ante os 90,2 de outubro e os 92,9 de setembro.

Valor Online |

Muitos economistas esperavam uma leitura de 88,7.

"As empresas se mostraram consideravelmente menos satisfeitas com a situação de negócios atual e prevêem um quadro ainda mais desfavorável nos próximos seis meses", observou o Ifo. "No geral, a desaceleração econômica piorou e agora terá impacto no mercado de trabalho", emendou.

O indicador referente à situação atual se encontrou em 94,8 este mês, abaixo dos 99,9 de outubro e dos 99,8 de setembro. O índice relativo às expectativas foi de 81,4 no mês passado para 77,6 nesta pesquisa.

O Ifo recordou que o índice de clima dos negócios é feito com base em 7 mil respostas mensais de empresas no setor manufatureiro, de construção, atacado e varejo. A elas, são pedidas as avaliações que têm das condições de negócios em curso e as expectativas para os próximos seis meses.

(Juliana Cardoso | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG