Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Confiança do consumidor sobe 1,8% em setembro em SP

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), apresentou alta de 1,8% em setembro, em relação ao mês anterior, atingindo 140 pontos. Na comparação com o mesmo período de 2007 (132,3 pontos), a elevação foi de 5,8%.

Agência Estado |

O ICC varia de zero a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse nível.

O paulistano está mais otimista em relação à situação econômica do País no futuro. A expectativa do consumidor em relação ao longo prazo apresentou alta de 4,9% na comparação com agosto e atingiu 142,1 pontos. Já a avaliação das condições econômicas atuais apresentou retração de 2,7% ante o mês anterior, caindo para 136,8 pontos.

Entre os consumidores com renda inferior a dez salários mínimos (até R$ 4.150,00), o ICC apresentou alta de 5,7% (para 138,1 pontos) na mesma base de comparação. Isso porque, de acordo com a Fecomercio-SP, essa parcela da população é muito mais afetada pela alta dos alimentos e a notícia da desaceleração dos preços melhorou a avaliação. Já entre os consumidores com renda superior a dez mínimos, o indicador mostrou queda de 1,7% (para 148 pontos). Para a instituição, a cautela se deve à situação econômica do Brasil, justificada pela percepção das incertezas do cenário externo, e, sobretudo, das variáveis juros, câmbio e inflação.

Leia mais sobre confiança do consumidor

Leia tudo sobre: confiança do consumidor

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG