O índice de confiança do consumidor nos Estados Unidos caiu à mínima histórica em outubro, após uma leve alta em setembro, e as expectativas futuras projetadas pelo indicador pioraram. Segundo o Conference Board, grupo privado americano de pesquisa, o índice de confiança dos consumidores caiu para 38 em outubro, de 61,4 (dado revisado) em setembro.

Economistas esperavam que o índice ficasse em 51,5.

O índice de expectativa dos consumidores para o estado da atividade econômica nos EUA nos próximos seis meses declinou para 35,5 em outubro, de 61,5 em setembro. O índice da situação presente, medida da avaliação das condições econômicas atuais, caiu para 41,9, de 61,1 no mês anterior.

A diretora da pesquisa, Lynn Franco, advertiu que "o impacto da crise financeira nas últimas semanas claramente tiveram um peso sobre a confiança dos consumidores". Segundo ela, os cenários de lucros e de inflação se tornaram mais pessimistas e isso não é bom para as varejistas, que já as redes enfrentam uma temporada de férias que deverá ser desafiadora. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.