Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Confiança do consumidor aumenta em setembro

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) - composto por cinco quesitos contidos na Sondagem de Expectativas do Consumidor ¿ elevou-se em 4,2% entre agosto e setembro de 2008, ao passar de 108,2 para 112,7 pontos, de acordo com levantamento da Fundação Getúlio Vargas, divulgado na manhã desta terça-feira.

Redação |

Acordo Ortográfico

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o ICC volta a apresentar variação positiva, de 3,4%, após três meses de resultados negativos nesta base de comparação. Entre agosto e setembro, tanto as avaliações sobre a situação atual quanto as expectativas em relação aos próximos meses tornaram-se mais favoráveis.

O Índice da Situação Atual elevou-se em 7,9% e o Índice de expectativas em 2,1%. A avaliação feita pelo consumidor em relação à situação econômica da cidade em que reside foi o quesito que mais influenciou na evolução do ICC neste mês. Entre agosto e setembro, a parcela dos que avaliam a situação econômica local como boa elevou-se de 13,8% para 16,9% do total. A proporção dos que a avaliam como ruim diminuiu de 40,6% para 34,2%.

Também houve melhora nas expectativas para os próximos seis meses: a parcela dos que esperam melhora da situação econômica local  aumentou de 26,6% para 31,3%. A dos que projetam piora reduziu-se de 13,8% para 13,1%.

A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada com base numa amostra de mais de 2000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de setembro foi realizada entre os dias 01 e 19 de setembro de 2008.

Leia mais sobre confiança do consumidor

Leia tudo sobre: confiança do consumidor

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG