Kuala Lumpur, 12 nov (EFE).- Nove dos quatorze mercados da Ásia e Oceania considerados pela MasterCard em uma pesquisa sobre a confiança do consumidor apresentam a curto prazo um panorama pessimista, o que indica uma acentuada queda com relação a sua posição existente há um ano.

"O consumo aparece com um aspecto otimista apenas em quatro dos 14 mercados", afirmou a companhia de cartões de crédito em sua avaliação trimestral sobre a confiança do consumidor, que foi divulgada hoje nos veículos de comunicação da região.

A economia vietnamita é a que tem a melhor condição, com um índice de confiança de 88,1 pontos, dos 100 possíveis, e que representa um aumento em comparação aos 86,2 que obteve no primeiro semestre, embora represente uma queda com relação aos 94,3 que alcançou há um ano.

Ela é seguida pela China, com 76,6 pontos (82,7 no primeiro semestre de 2008 e 85,5 na segunda metade de 2007), pela Índia, com 63,9 pontos (82,1 e 86,8), por Cingapura, com 62,3 (87,3 e 83,6) e pela Austrália, com 49 (42,8 e 64,9).

Completam a lista Hong Kong, com 41,8 pontos, Filipinas, com 40, Indonésia, com 38,5, Malásia, com 35,9, Nova Zelândia, com 33,7, Taiwan, com 32,1, Coréia do Sul, com 31,4, Tailândia, com 26,2 e Japão, com 17,2.

Sobre o Japão diz que "sua projeção com relação à qualidade de vida, a economia e a Bolsa de Valores é a mais negativa", particularmente entre as pessoas com menos de 30 anos.

A pesquisa foi realizada com entrevistas de cerca de 6.000 consumidores destes países de setembro a meados de outubro. EFE snr/fal

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