SÃO PAULO - As bolsas de valores da Europa encerraram a sessão desta quarta-feira em alta, depois que a agência de classificação de risco Standard & Poors aliviou os temores do mercado com relação ao déficit da Grécia. Os bancos estiveram entre os destaques de alta desta sessão.
As ações do Deutsche Bank avançaram mais de 2,5% em Frankfurt, enquanto as do BNP Paribas subiram 2,3%, em Paris.
Há pouco, um relatório da agência de classificação de risco Standard & Poor's (S & P) revelou as expectativas positivas com relação ao plano do governo grego para a redução do déficit orçamentário.
A agência removeu os ratings da Grécia da lista de observação (CreditWatch), o que significa que a agência não planeja rebaixar a classificação de crédito do país por ora, mesmo diante da crise nas contas públicas gregas, pois acredita que o plano governamental é suficiente para que a Grécia atinja seus objetivos neste ano.
Ontem, os ministros das finanças europeus acordaram um plano de emergência para resgatar a Grécia da falência. Os ministros afirmaram que estão prontos para prover assistência financeira, se o governo grego quiser.
Influenciaram ainda as negociações do pregão de hoje os dados sobre a inflação anual da zona do euro, que ficou em 0,9% em fevereiro. Um mês antes, o índice de preços ao consumidor na região teve elevação de 1%. Na Alemanha, foi divulgada a confiança dos investidores na Alemanha, que caiu em março, para 44,5 pontos, perante os 45,1 pontos apurados um mês antes.
O índice FTSE-100, de Londres, fechou em queda de 0,48%, aos 5.620,43 pontos. O CAC-40, de Paris, ganhou 1,23%, aos 3.938,95 pontos. O DAX, de Frankfurt, avançou 1,14%, aos 5.970,99 pontos.
Leia mais sobre:
mercados