Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Confiança da indústria manufatureira no R.Unido atinge menor nível desde 1980

Londres, 21 out (EFE) - A confiança da indústria manufatureira do Reino Unido caiu nos últimos três meses a seu menor nível desde 1980, advertiu hoje a Confederação da Indústria Britânica (CBI, patronal deste país).

EFE |

Segundo a pesquisa trimestral da CBI sobre as tendências do setor, 60% das 515 empresas manufatureiras consultadas vêem com maior pessimismo a situação da indústria do que no segundo trimestre do ano.

Trata-se do nível de confiança mais baixo registrado na pesquisa desde julho de 1980, quando a economia nacional se encontrava em recessão, explicou a Confederação da Indústria Britânica.

Além disso, 46% das companhias tiveram redução de novos pedidos, enquanto só 16% informaram de um aumento nesse sentido.

A CBI acredita ainda que 2008 poderia terminar com uma perda de mais de 60 mil empregos no setor, pois as empresas esperam um retrocesso da produção a seu pior nível em quase 30 anos.

"Esta pesquisa foi realizada durante um período de excepcional turbulência econômica, pelo que não é surpreendente que a confiança tenha alcançado esse nível", afirmou o assessor econômico chefe da CBI, Ian McCafferty.

No entanto, ele admitiu que o estudo demonstra que "a desaceleração da economia do Reino Unido está se estendendo a setores previamente resistentes à fraqueza dos mercados bancário e imobiliário".

Por sua vez, Howard Archer, economista-chefe da firma Global Insight, qualificou de "terrível" o resultado da pesquisa, que, em sua opinião, acentua os temores de que o Reino Unido entre em uma recessão longa e profunda.

Estes resultados foram divulgados antes que, na sexta-feira, o Governo publique os últimos dados sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que, segundo muitos analistas, será negativo pela primeira vez em 16 anos. EFE pa/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG