Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Confiança da indústria declina no mês em setembro, apura FGV

SÃO PAULO - A confiança da indústria caiu em setembro, com uma piora na avaliação do quadro corrente e futuro. O índice que mede esse sentimento passou de 123 pontos em agosto para 120,3 pontos agora, um recuo de 2,2%.

Valor Online |

No nono mês de 2007, o indicador situou-se em 122,6 pontos.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) notou que a marca de setembro, embora mantida em patamar historicamente elevado, é a menor dos últimos quatro meses, sinalizando uma diminuição do ritmo de atividade industrial no mês.

Na passagem de agosto para o mês seguinte, o Índice da Situação Atual (ISA) passou de 124,4 pontos para 123,3 pontos e o Índice de Expectativas (IE) saiu de 121,5 pontos para 117,3 pontos. Em setembro de 2007, as leituras registradas corresponderam a 126,5 pontos e 118,6 pontos.

Conforme o levantamento, a parcela de empresas que consideram o nível atual de estoques como insuficiente foi de 2% e o grupo dos que classificam como excessivo ficou em 5%. "A diferença negativa de 3 pontos percentuais na freqüência relativa destas opções extremas de resposta é a menor desde fevereiro de 2007 (-4 pontos percentuais)", destacou a FGV em nota.

Quanto ao emprego industrial, as empresas esperam seguir com as contratações, mas mostram cautela. Das 1.042 empresas consultadas, 32% projetam ampliar o contingente de mão-de-obra nos próximos três meses e 6% aguardam o contrário. Em setembro de 2007, estas parcelas equivaleram a 37% e 7%, respectivamente.

Os dados da edição de setembro foram coletados entre os dias 1º e 25 do mês.

(Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG