Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Conab reduz previsão da safra em 979 mil toneladas no RS

Porto Alegre, 05 - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) reduziu em quase 1 milhão de toneladas a previsão da safra 2008/09 no Rio Grande do Sul em seu quinto levantamento divulgado hoje, por causa da estiagem em novembro e dezembro, que prejudicou principalmente o desenvolvimento do milho. No total, o levantamento prevê a colheita de 22,397 milhões de toneladas no Estado, 979 mil toneladas a menos do que no relatório anterior.

Agência Estado |

O milho registrou a maior perda, com 768 mil toneladas a menos, enquanto a queda na estimativa de soja ficou em 252 mil toneladas. Na contramão, o arroz teve um leve ajuste positivo de 48 mil toneladas entre os dois levantamentos.

A Conab observa que a estiagem atrasou o plantio de soja, mas ainda não estão previstas perdas importantes. No entanto, por causa do atraso, a colheita também terminará mais tarde este ano no Rio Grande do Sul, elevando os riscos climáticos no fim do ciclo. Em comparação à safra passada, a produção estimada (7,839 milhões de toneladas) representa um aumento de apenas 0,8%. Com esta produção, o Estado responderá por 13,7% da colheita nacional de soja. O número do quinto levantamento está mais próximo da expectativa da Emater, que é de 7,725 milhões de toneladas.

Para a safra de milho, a Conab prevê 4,437 milhões de toneladas no Rio Grande do Sul, enquanto a Emater calcula a colheita em 4,570 milhões de toneladas, após constatar uma quebra de 16,23% na produtividade do Estado. Como a situação de abastecimento no Estado indica que a produção de milho não atenderá à demanda gaúcha, a Conab avalia a possibilidade de realizar leilão de Valor de Escoamento de Produto (VEP) para reforçar o abastecimento, disse o superintendente regional do órgão, Carlos Farias.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG