Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Conab: produção de arroz e feijão cresce na safra 2008/09

Brasília, 5 - Apesar da diminuição das safras de milho e soja, a pesquisa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) constata que haverá crescimento da produção de feijão e de arroz. O feijão deve ter elevação de 1,9% na produção, passando de 3,521 milhões de toneladas para 3,588 milhões de toneladas.

Agência Estado |

A safra de arroz deve crescer 2,5% (de 12 milhões de toneladas para 12,356 milhões de toneladas).

Conforme a Conab, o crescimento da produção é atribuído aos preços atrativos do feijão na época de plantio. Quanto ao arroz, o cultivo da maior parte do cereal ocorre em áreas irrigadas, que são menos susceptíveis às mudanças climáticas. Uma pequena redução da lavoura foi detectada no litoral catarinense, por causa do excesso de chuva nos últimos dois meses, ponderam os técnicos da Conab.

No que se refere à colheita na Região Centro-Sul, que detém maior volume produtivo, a soja, o arroz e o milho primeira safra estão no início do processo, que segue até o mês de abril. Já o feijão primeira safra está totalmente colhido em São Paulo e em fase adiantada nos demais Estados. O algodão começa a ser colhido em março e vai até setembro.

Área Plantada - A Conab estima que a área total plantada na safra 2008/09 deve crescer 0,9% sobre os números do ciclo passado, saindo de 47,4 milhões de hectares para 47,8 milhões de hectares. A expansão ocorre, principalmente, nas lavouras de trigo, feijão, soja e arroz. Já as áreas de algodão e milho primeira safra encolheram 20% e 3%, respectivamente.

O quinto levantamento de safra da Conab foi realizada por 52 técnicos da estatal, no período de 19 a 23 de janeiro, em pesquisas com representantes de entidades rurais públicas e privadas, no Centro-Sul e nos Estados do Piauí, Maranhão, Bahia, Rondônia e Tocantins.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG